Projeto Educação Para Convivência com o Semi-árido
Projeto Educação para convivência com o Semi-árido
Selo UNICEF
Apresentação
O projeto é uma solicitação do Unicef para que o município de Aliança mostre que tem condições de receber o selo Unicef o qual trará inúmeros benefícios à comunidade. Este, em especial é o desenvolvimento de um dos roteiros sugeridos “Como as crianças estão sendo acolhidas e como estão crescendo no Semi-árido.- Aprofundando conhecimentos sobre as águas do lugar.”
Farão parte desse projeto os alunos da 8ª série A (turma-piloto) e alguns alunos das seguintes turmas: 6ª A, 6ª B, 7ª A, 7ª B, e 7ª C; todas do turno da tarde da Unidade Educacional da Prefeitura da Aliança. Para a realização do Projeto contamos com a colaboração direta ou indireta dos demais professores das turmas envolvidas.
Justificativa
Além de ser um dos requisitos para a aquisição do Selo Unicef, o projeto vem adequar-se à necessidade de se trabalhar de forma integrada com várias turmas as condições de vida da comunidade. E em meio a estas condições dar atenção especial a água utilizada pelos aliancenses.
Objetivo Geral:
· Conhecer as condições de vida da comunidade de Aliança, identificando problemas relacionados às águas do lugar.
Objetivos específicos:
· Identificar através de pesquisas os principais problemas de saúde pública da cidade de Aliança.
· Sensibilizar a comunidade sobre os problemas que interferem na melhoria das condições de vida da população.
· Conhecer o Rio Siriji; sua nascente e sua passagem nos municípios de Vicência e Aliança.
· Reconhecer os causadores de poluição no rio Siriji.
· Identificar sinais de vida e de morte nas águas do nosso rio.
· Alertar a comunidade para os problemas de saúde causados pelo uso de água poluída.
· Sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação do Rio Siriji para o bem-estar da população.
Atividades.
· Pesquisa sobre as condições de vida da comunidade.
Selo UNICEF
Apresentação
O projeto é uma solicitação do Unicef para que o município de Aliança mostre que tem condições de receber o selo Unicef o qual trará inúmeros benefícios à comunidade. Este, em especial é o desenvolvimento de um dos roteiros sugeridos “Como as crianças estão sendo acolhidas e como estão crescendo no Semi-árido.- Aprofundando conhecimentos sobre as águas do lugar.”
Farão parte desse projeto os alunos da 8ª série A (turma-piloto) e alguns alunos das seguintes turmas: 6ª A, 6ª B, 7ª A, 7ª B, e 7ª C; todas do turno da tarde da Unidade Educacional da Prefeitura da Aliança. Para a realização do Projeto contamos com a colaboração direta ou indireta dos demais professores das turmas envolvidas.
Justificativa
Além de ser um dos requisitos para a aquisição do Selo Unicef, o projeto vem adequar-se à necessidade de se trabalhar de forma integrada com várias turmas as condições de vida da comunidade. E em meio a estas condições dar atenção especial a água utilizada pelos aliancenses.
Objetivo Geral:
· Conhecer as condições de vida da comunidade de Aliança, identificando problemas relacionados às águas do lugar.
Objetivos específicos:
· Identificar através de pesquisas os principais problemas de saúde pública da cidade de Aliança.
· Sensibilizar a comunidade sobre os problemas que interferem na melhoria das condições de vida da população.
· Conhecer o Rio Siriji; sua nascente e sua passagem nos municípios de Vicência e Aliança.
· Reconhecer os causadores de poluição no rio Siriji.
· Identificar sinais de vida e de morte nas águas do nosso rio.
· Alertar a comunidade para os problemas de saúde causados pelo uso de água poluída.
· Sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação do Rio Siriji para o bem-estar da população.
Atividades.
· Pesquisa sobre as condições de vida da comunidade.
· Encontros para avaliação das experiências em cada evento realizado.
· Produção de textos diversos (relatos, gráficos, paródias etc.)
· Produção de cartazes.
· Apresentação de peças teatrais.
· Organização de um painel de fotos
· Criação de um blog na Internet
Cronograma
Abril
*Início do projeto e distribuição da pesquisa (02/04). Realização da pesquisa (de 03 a 07/04)
*Segundo encontro. Entrega dos resultados da pesquisa, relatos de experiências, solicitação de atividade.( 08/04)
*Excursão à barragem do Siriji e a uma de suas nascentes no município de Vicência. (11/04)
*Palestra com o pessoal do PROMATA sobre Projeto de conservação do Rio Siriji na UEPA (19/04).
* Visitas às comunidades próximas ao rio para observação da utilização das águas do rio.
* Produção de atividades
Maio
*Encontro para debates e relatos das experiências de cada evento.
* Produção de atividades
*Apresentação dos trabalhos produzidos para a comunidade escolar.
Junho
*Apresentação dos resultados do projeto.
Avaliação
A avaliação do projeto será feita entre os participantes ao término de cada evento e atividade produzida; pela comunidade escolar e após a apresentação final pela Secretaria Municipal de Educação e membros do Unicef , onde será observado se os objetivos foram alcançados.
1 Comentários:
gostei muito desse projeto. pelo que eu entendi é algo que vai além da escola. se o objetivo é conseguir o selo do Unicef, as vantagens serão para o município inteiro. Espero que Aliança consiga este selo e outras cidades também corram atrás.
MONICA LIMA.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial